Diretrizes confucionistas para a construção de uma sociedade de idosos no processo de modernização da China

vol. 47, n. 6 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Jinying Zang; Zhuohui Liangxcs; Lin Du

Resumo:

Este artigo reflete sobre como combinar os princípios confucionistas de piedade filial e benevolência com a moderna governança da sociedade do envelhecimento, por meio de uma revisão da literatura e estudos de caso, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos idosos e promover a harmonia social, integrando os valores tradicionais às políticas modernas. O texto analisa os desafios trazidos pelo envelhecimento à sociedade chinesa e explora como resolver os problemas sociais causados pelo envelhecimento, através desses valores tradicionais. Os resultados indicam que os ideais confucionistas de piedade filial e benevolência fornecem orientação moral e base cultural para respeitar e cuidar dos idosos. O conceito de piedade filial enfatiza o respeito e o cuidado dos filhos para com seus pais, enquanto a ideia de benevolência defende o cuidado e o apoio aos idosos, em toda a sociedade. É fundamental integrar esses valores tradicionais com políticas nacionais modernas na construção de uma sociedade civilizada de idosos. Ao fazer isso, a China pode melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos idosos e preparar o caminho para uma estrutura social respeitosa e atenciosa.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n6.e02400316

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/16321

Palavras-Chave: Sociedade harmoniosa, Piedade filial, Coletivismo, Humanismo, Confúcio

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.