Autoconhecimento, normatividade e responsabilidade na filosofia da linguagem ordinária de Stanley Cavell

vol. 47, n. 6 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Rafael Fernandes Mendes dos Santos

Resumo:

 O artigo aborda a relação entre a filosofia da linguagem ordinária de Stanley Cavell – FLO – e a possibilidade de autoconhecimento, através dos usos da linguagem ordinária. Nesse sentido, discutem-se as ideias de normatividade e de responsabilidade pessoal envolvidas na possibilidade de comunicações intersubjetivas, em que usos significativos da linguagem ordinária possam ser compartilhados e das quais resulte autoconhecimento. Assim, analisa-se a concepção cavelliana de FLO, relacionando-a com as condições da expressão subjetiva, um tema central na filosofia de Cavell.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n6.e02400317

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/16372

Palavras-Chave: Linguagem, Normatividade, Responsabilidade, Autoconhecimento

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.