Despertado pelas odes, estabelecido pelas regras de correção, aperfeiçoado pela música: integrar a educação estética na educação musical contemporânea através da filosofia estética confucionista
vol. 47, n. 6 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Wenpeng Yang
Resumo:
A integração da filosofia estética tradicional confucionista na educação musical contemporânea tornou-se recentemente um foco de investigação crescente no meio acadêmico nacional. Um estudo das teorias confucionistas e das conotações da educação estética revela a importância da filosofia estética incorporada em “Despertado pelas Odes, Estabelecido pelas Regras de Propriedade, Aperfeiçoado pela Música”, na educação musical. Ao analisar a manifestação da filosofia estética confucionista na educação musical contemporânea, este estudo elucida o seu valor no cultivo do temperamento, no reforço do carácter, na promoção da harmonia social e na educação moral. Além disso, ao combinar a prática dos cursos de educação estética, no ensino superior, explora os conhecimentos e as abordagens inovadoras da perspectiva confucionista sobre o ritual e a música nos currículos de educação estética. Aprofundar o valor moderno da filosofia estética tradicional confucionista, reforçar a investigação interdisciplinar em educação estética e construir um sistema de avaliação científica da educação estética são fatores importantes para o avanço da educação musical contemporânea. Espera-se que o aprofundamento progressivo da investigação relevante enriqueça, ainda mais, as conotações teóricas da educação musical nas instituições de ensino superior e forneça referências valiosas para a reforma e a inovação dos cursos de educação estética nas universidades.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n6.e02400318
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/16092
Palavras-Chave: Confucionismo, Filosofia estética, Educação musical, Educação estética
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.