Introspecção filosófica sobre herança educacional e cultural na formulação de estratégias das escolas chinesas no exterior, na era pós-pandemia

vol. 47, n. 6 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Zhiling Yang

Resumo:

As escolas de língua chinesa no exterior (CLSs) são cruciais para oferecer o ensino da língua de herança chinesa às crianças chinesas, no exterior. Neste estudo, utilizam-se estudos de caso para examinar o desenvolvimento da estratégia das CLSs, sob a perspectiva da filosofia da educação, especialmente no cumprimento da responsabilidade social das CLSs, concentrando-se em sua educação e herança cultural, e continuando a perceber a importância da valorização da herança cultural chinesa. Descobriu-se que os CLSs poderiam fazer uma análise SWOT dos fatores de mercado, organização e ensino. Essa abordagem auxiliou na tomada de decisões e os ajudou a se ajustarem às circunstâncias em evolução, ao mesmo tempo que atendiam com eficácia às necessidades da comunidade da diáspora chinesa. Também foi constatado que a maioria dos professores e alunos preferia um modo de ensino misto, o que indica a necessidade de estratégias educacionais flexíveis, após a pandemia. As políticas gerenciais dos CLSs, em relação aos andaimes de aprendizagem dos alunos, às responsabilidades profissionais dos professores e às políticas de colaboração e bônus, foram priorizadas na formulação da estratégia. Nesse processo, os CLSs contribuíram para uma sociedade mais inclusiva e harmoniosa, por meio da excelência acadêmica, da formação de identidade e da promoção da cidadania global. Essas descobertas mostram a importância da formulação e do avanço contínuos da estratégia, para mais de 20.000 CLSs, em todo o mundo, na herança educacional e cultural.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n6.e02400320

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/16076

Palavras-Chave: Introspecção filosófica, Escolas chinesas, Estratégia, Herança cultural, Pós-pandemia

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.