O conceito de ritual no pensamento confucionista e suas implicações para a ordem social
vol. 47, n. 6 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Xinying Wu; Ying Zhao
Resumo:
“Ritual” é um dos conceitos centrais da cultura confucionista. O duque Zhou desenvolveu a noção de “ritual”, como um conjunto de normas comportamentais, para manter o sistema hierárquico da linhagem ancestral e como regulamentações para governança estatal e práticas cerimoniais. O confucionismo pré-Qin herdou e inovou os rituais Zhou, formando o influente sistema ritual confucionista, profundamente enraizado na sociedade tradicional chinesa. O sistema ritual incorpora elementos de monarquia absoluta, reverência ancestral e piedade filial, refletindo os fatores culturais tradicionais da China. Ele detém funções sociais significativas, servindo como uma ferramenta poderosa para conservar a ordem social, promover a estabilidade e garantir o bem-estar das gerações futuras. Este artigo começa com os três principais aspectos da relação entre benevolência e ritual, governança por meio da virtude e ritual e lei. Ele explica o espírito de benevolência, a ética política amigável às pessoas e a moralidade inerente da lei, contida na ética da etiqueta confucionista. Ademais, analisa o valor moderno da cultura e do espírito da etiqueta confucionista, para a construção moral e legal da sociedade chinesa contemporânea.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n6.e02400331
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/16348
Palavras-Chave: Cultura ritual, Sistema ritual, Ordem social, Pensamento confucionista
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