O cartório e a caixa registradora

vol. 35, n. 03 (2012) • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Hilan Bensusan

Resumo:

O trabalho considera as relações entre a escrita e o reconhecimento. Os esforços de Derridacomeçaram a mostrar que a distinção entre a oralidade e a escrita é filosoficamente importante – eque muitos problemas filosóficos são problemas da escrita. A partir dessa perspectiva, considero adistinção entre conotação e denotação e a ideia – abraçada por Mill e, mais recentemente, por teoriasda denotação inspiradas em Kripke – de que a denotação prescinde, em grande medida, de conotação.A diferença entre conotação e denotação é então associada à diferença entre a oralidade e a escrita.Nesse contexto, o tema do reconhecimento aparece. O reconhecimento, tal como identificado em umatradição kantiana, também tem nuances relativas à escrita e à oralidade e estas nuances são exploradas.As queixas de Lévinas com respeito ao reconhecimento são então exploradas e analisadas desde umponto de vista gramatológico (isto é, um ponto de vista que dá atenção à escrita). O trabalho terminacom algumas considerações gerais sobre o reconhecimento, a escrita e a

ISSN: ISSN: 0101-3173

Texto Completo: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/2620/2053

Palavras-Chave: Anerkennung; Escrita; Oralidade; Denotação; C

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.