Brecht e Benjamin: peça de aprendizagem e ordenamento experimental
Viso · Cadernos de estética aplicada N° 11 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada
Autor: Jeanne-Marie Gagnebin
Resumo:
A partir de uma breve definição das condições de possibilidade do “Lehrstück” (peça de aprendizagem) brechtiano, são apresentados os conceitos de exercício (“Übung”), de ordenamento experimental (“Versuchsanordnung”) e de espaço de jogo (“Spielraum”) na teoria do teatro épico de Walter Benjamin, conceitos essenciais para sua tentativa de reformulação de uma estética materialista contemporânea.
Abstract:
Partant d’une brève définition des conditions de possibilité du « Lehrstück » (pièce d’apprentissage) brechtien, nous exposons rapidement les concepts d’exercice (« Übung »), d’ordre expérimental (« Versuchanordnung ») et d’espace de jeu (« Spielraum ») dans la théorie du théãter épique de Walter Benjamin, concepts essentiels pour as tentative de reformulation d’une esthétique matérialiste contemporaine.
Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=107
Palavras-Chave: Brecht , Benjamin, peça de aprendizagem, pièc
Viso: Cadernos de Estética Aplicada
viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.