Dessensibilização do espírito e procedimento compositivo em Beckett

Viso · Cadernos de estética aplicada N° 13 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada

Autor: Lucas Alves Marinho

Resumo:

Este artigo está constituído em torno de dois esforços fundamentais: 1º) ensaia-se uma narrativa do vir a ser da arte, a partir de uma retomada crítica da argumentação hegeliana, pela substituição da centralidade do conceito de ideia pelo conceito de resistência do material; aproximando-a das reflexões básicas da teoria estéticaadorniana a respeito da condição compositiva subjacente à arte moderna radicalmente autônoma. 2º) coloca-se à prova tal proposta, mobilizando-se seus elementos conceituais para a interpretação de duas obras de um dos “clássicos da modernidade” referidos por Adorno, Samuel Beckett: Esperando Godot Fim de Partida.

Abstract:

This article is constituted around two fundamental efforts: 1º) it essays a narrative of becoming art of art, from a modification of the hegelian argument, substituting the centrality of the concept of idea by the concept of strength of material; what will make it more conciliable with some basic reflexions of adornian aesthetic theory about the compositional condition underlying the radically autonomous modern art. 2º) it tests such proposal, mobilizing your conceptual elements around the interpretation of two works of one of the “classical authors of modernity” mentioned by Adorno, Samuel Beckett: Waiting for Godot and Endgame.

Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=123

Palavras-Chave: estética,Hegel ,Adorno ,condição compositiva

Viso: Cadernos de Estética Aplicada

viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.