Saiba como usar os meios de divulgação da Anpof

02/02/2021 • Notícias ANPOF

A comunicação da ANPOF atua em duas frentes: na divulgação das atividades e produções de nossos programas de pós-graduação em Filosofia e na produção de conteúdos filosóficos. Esta produção tem como dar visibilidade a importantes temas, promover diálogos, debates e a divulgação científica, respeitando as diversidades de temáticas, gênero, raça e regiões. Para isso, temos as seções de entrevista, o Podcast Anpof e a Enciclopédia Audiovisual de Filosofia da Anpof.

Nos últimos anos temos trabalhado para disponibilizar e aprimorar as ferramentas de divulgação e de comunicação, a fim de corresponder às demandas de nossos programas de pós-graduação e também aos desafios que nos são impostos de defender e valorizar o ensino e a pesquisa da filosofia brasileira. Assim, disponibilizamos abaixo um roteiro indicando como utilizar as nossas ferramentas para divulgar as atividades de seu programa de pós-graduação, grupo de estudos ou GT. A Anpof se compromete com a divulgação de demandas de programas de pós-graduação, com prioridade, ou iniciativas que tenham participantes que possuam ou tenham tido vínculo com algum programa de pós-graduação em Filosofia, que seja parte de algum GT da Anpof ou da Anpof/Ensino Médio.

Agenda

Para divulgar concursos, seleções, eventos, lançamentos ou chamadas de revistas, lançamentos de livros, acesse a seguinte seção em nosso site: agenda > submeter agenda. Ou clique aqui. Nós divulgamos em nosso boletim e em nossas redes sociais o que é cadastrado em agenda, desde que o cadastro seja feito com 10 dias, no mínimo, de antecedência ao início da agenda. 

Concursos e seleções:

Informações obrigatórias: data inicial e final de inscrição; local (instituição e cidade); link que direcione para o edital. No caso de concursos, informar no texto a área, número de vagas e formação exigida. Se houver, valor de inscrição.

Informações desejáveis: no caso de seleções - número de vagas e linhas de pesquisa.

Eventos

Informações obrigatórias: data(s) do evento, horário e instituição que está promovendo. Se for transmitido virtualmente, informar plataforma de transmissão e link. Se for presencial, informar local. Deve constar no texto informações sobre inscrição e e-mail para contato.

Informações desejáveis: link para direcionamento (caso o evento seja presencial), imagem, data para submissão de artigo/resumo, programação, participantes e imagem.

Você também pode cadastrar cursos, minicursos ou oficinas aqui. Divulgamos cursos pagos, desde que o valor da taxa seja de até R$150, ou seja, 10% do valor de uma bolsa de mestrado CAPES ou CNPq.

Lançamentos de livros

Informações obrigatórias: título do livro e do autor/autora ou organizador/organizadora, link para acesso ao trabalho e texto com resumo.

Informações desejáveis: data de lançamento (se houver) e imagem.

Lançamentos de revistas

Informações obrigatórias: nome da revista, instituição à qual está vinculada e link para acesso. Deve constar no texto o número, volume e ano da revista e e-mail para contato.

Informações desejáveis: imagem da revista, sumário com títulos dos textos e autoras/autores, editoras/editores da revista, organizadoras/organizadores do número e Qualis.

Chamadas de revistas

Informações obrigatórias: data inicial e data final para submissão de textos, título da revista, instituição à qual está vinculada (informando, também, programa e/ou departamento) e link com direcionamento para diretrizes. Deve constar no texto e-mail para contato.

Informações desejáveis: Qualis, editoras e/ou editores, responsáveis pela edição e diretrizes.

Iniciativas de divulgação filosófica

A seção comunidade é dedicada a abrigar iniciativas como podcast, canal no YouTube ou blog que promovam divulgação filosófica. É necessário que você faça o cadastro em nosso site informando quem faz a produção deste produto e uma pequena sinopse do trabalho. Também é importante que seja feita a alimentação periódica dos episódios do perfil. Perfis que não forem atualizados nos últimos seis meses serão excluídos. Por isso, sempre que tiver um novo conteúdo ou episódio, alimente esse espaço. Fazemos a divulgação de iniciativas que sejam produzidas por pessoas que pertencem ou pertenceram a algum programa de pós-graduação em Filosofia, GT da Anpof ou Anpof/Ensino Médio. 

Para criar seu perfil ou alimentá-lo, acesse: Comunicação - comunidade ou clique aqui.

Coluna Anpof

A Coluna Anpof é editada pela direção de comunicação da Anpof e tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.

Fórum Anpof

O Fórum é um espaço público para que se publiquem e discutam posições sobre temas relevantes da vida acadêmica de nossa comunidade. A estrutura proposta para o Fórum agrega textos sobre um mesmo tema geral, de modo a estimular e explicitar o debate de argumentos.

O Fórum tem algumas regras cujo objetivo central é impedir que ele se torne um espaço de bate-papo. As publicações têm a forma de artigos e devem ter um mínimo de 2 mil e um máximo sugerido de 15 mil caracteres. A divulgação dos textos no site será na ordem inversa de sua publicação (os mais recentes ficarão acima dos demais). Os textos aqui publicados são assinados e de responsabilidade exclusiva de seus autores. O Fórum é público e pode ser acompanhado por toda a comunidade. Para propor um novo tema de debates, escreva para comunicacao@anpof.org.br

Boletim

O Boletim Anpof reúne todas as divulgações acima e é enviado diretamente ao e-mail cadastrado. O cadastro pode ser feito em nosso site.