Especial Anpof 8M: Pode o projeto de resgate redefinir a filosofia?

Natalia Mendes

Pesquisadora de Pós-Doutorado do Programa Pós-Doutorado (PPGLM/UFRJ) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (UFMA)

18/03/2024 • Coluna ANPOF

GT Mulheres na História da Filosofia A filosofia escrita pelas mulheres filósofas foi deliberadamente removida da historiografia da filosofia.[1] A experiência das mulheres dentro dessa história é uma experiência de exílio. O expatrio involuntário da nossa história intelectual é parte (…)

Especial Anpof 8M - Filósofa e viajante: a liberdade para Mary Wollstonecraft

Sarah Bonfim

Doutoranda em Filosofia (Unicamp)

11/03/2024 • Coluna ANPOF

GT Mulheres na História da Filosofia Na língua inglesa existem duas palavras para se referir à liberdade: freedom e liberty. De maneira muito geral, liberty se refere à uma ideia mais abstrata de liberdade, em geral, pautanda em questões metafísicas. Já freedom, tem um sentido mais material, tangí (…)

Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e Anpof tornam pública a edição 2024 do Prêmio Filósofas de Distinção Acadêmica

11/03/2024 • Notícias ANPOF

A Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e a Diretoria da Anpof tornam pública a edição 2024 do Prêmio Filósofas de Distinção Acadêmica em Mestrado e Doutorado, referente a dissertações e teses defendidas entre 9 de julho de 2022 e 10 de maio de 2024.  O Prêmio ser&aa (…)

Sociedade Interamericana de Filosofia e Sociedade Filosófica do Uruguai realizam XIX Congresso Interamericano de Filosofia em Montevidéu

11/03/2024 • Notícias ANPOF

A Sociedade Interamericana de Filosofia e a Sociedade Filosófica do Uruguai convidam pesquisadores, professores e outros atores ligados à atividade filosófica para o XIX Congresso Interamericano de Filosofia e o V Congresso da Sociedade Filosófica do Uruguai, a serem realizados na cidade de Montevidéu, Uruguai, ent (…)

Especial Anpof 8M: Um espectro ronda o dia internacional da mulher

Jordânia Araújo

Professora de Filosofia (IFBA) e doutoranda em Filosofia (UFBA)

08/03/2024 • Coluna ANPOF

GT Filosofia e Gênero É curioso observar como as celebrações do Dia Internacional da Mulher se desdobram em diversos espaços, incluindo nos setores reacionários e ultraconservadores. Nessas esferas, a comemoração se esbarra em uma representação da figura feminina que perpetua uma com (…)

Especial Anpof 8M: Elisabeth da Boêmia: a filósofa que fez Descartes dialogar neste mundo

Katarina Peixoto

Pesquisadora de pós-doutorado na Universidade da Virgínia (UVA) e no Departamento de Filosofia (USP)

07/03/2024 • Coluna ANPOF

GT Mulheres na História da Filosofia Há muitas portas de entrada para o estudo da filosofia do início do período moderno e poucas delas poderão ser adentradas senão pela filosofia de René Descartes[1]. O caráter contingente dos vieses contextuais que fixa nossos aparatos conceituais, entretanto, (…)

Carta aberta de Editores de periódicos ao CNPq e CAPES

06/03/2024 • Notas e Comunicados

É extremamente preocupante e ameaçadora a situação de apreensão que atinge hoje os Editores de periódicos científicos no país, com a descontinuidade do edital de apoio à editoração, a partir de 2023. Sem qualquer informação sobre a continuidade do financiamento por (…)

Presidente da Anpof ministra Aula Inaugural do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFS

06/03/2024 • Notícias ANPOF

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFS realizou, no dia 6 de março de 2024, a Aula Inaugural "A Filosofia e o Plano Nacional de Pós-Graduação", ministrada pelo presidente da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (Anpof), professor D (…)

SBFA publica edital do 3º Prêmio de Melhor Artigo em Filosofia Analítica

05/03/2024 • Notícias ANPOF

A Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (SBFA) divulga a edição 2024 do 3º Prêmio da SBFA. A premiação é voltada à artigos inéditos em Filosofia Analítica de doutorandos(as) e recém doutores(as) que obtiveram seu respectivo título em 2022 ou depoi (…)

Especial Anpof 8M: 30 anos de desigualdade de gênero na filosofia acadêmica brasileira

Carolina Araujo

Professor de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fernando de Sá Moreira

Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal Fluminense

Mitieli Seixas da Silva

Professora do Departamento de Filosofia da UFSM

Hugo Mota

Doutorando em Filosofia pela Universidade de Oslo (UiO)

Marcos Fanton

Professor do Departamento de Filosofia da UFSM

04/03/2024 • Coluna ANPOF

Grupo DATAPHILO para GT Mulheres na História da Filosofia A desigualdade de gênero na pós-graduação em filosofia no Brasil não é uma experiência subjetiva de algumas mulheres. Ao contrário, ela é uma experiência compartilhada e sustentada por dados empíricos, cuja realida (…)