Ética e Pandemia

Ivone Gebara

Doutora em Filosofia (PUCSP)

15/06/2021 • Coluna ANPOF

Não é novidade que em períodos críticos da história humana a necessidade de repensar a ética se tornou para muitos uma exigência. Em meio a catástrofes, a guerras, a situações trágicas coletivas sempre voltamos a nos perguntar sobre o sentido da destruição que acome (…)

Podcast: democracia e autoritarismo: o que resta da ditadura hoje?

14/06/2021 • Podcast Anpof

Poucas horas depois de encerrarmos a gravação desse episódio, Kathlen Romeu, uma jovem negra de 24 anos, grávida, foi morta pela polícia militar durante uma operação na Zona Norte do Rio de Janeiro. Era este o tema dessa conversa: a violência policial que permeia toda a história brasileira. (…)

Incerteza, probabilidade e a práxis da ciência contemporânea

Renato Kinouchi

Professor do PPGFil da UFABC

11/06/2021 • Coluna ANPOF

Sou de um país vertiginoso onde a loteria é a parte principal da realidade: até o dia de hoje, pensei tão pouco nela como na conduta dos deuses indecifráveis ou do meu coração. (A loteria da Babilônia, J. L. Borges) Quem porventura tenha cursado uma disciplina tradicional de filosofia da ciê (…)

Nota de Repúdio da ANPOF sobre intimação e intimidação de docentes da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

11/06/2021 • Notas e Comunicados

A ANPOF vem por meio desta nota repudiar a intimação e intimidação que os colegas e as colegas professores e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE) estão passando por exercerem a sua liberdade de cátedra prevista constitucionalmente no artigo 206 e no artigo 03 da Lei de Diretrizes e Bases da (…)

O que Hannah Arendt disse sobre o que se passa em Israel hoje?

Nádia Junqueira Ribeiro

Doutoranda em Filosofia na Universidade Estadual de Campinas e assessora de comunicação/Anpof

10/06/2021 • Coluna ANPOF

“A terra que passaria a existir seria algo bem diferente do sonho da comunidade judaica mundial, sionista e não sionista. Os judeus “vitoriosos” viveriam cercados por uma população árabe totalmente hostil, isolados dentro de fronteiras constantemente ameaçadas, absorvidos pela autodefesa física (…)

Em busca da voz perdida

Manoel Pereira Lima Junior

Doutorando em filosofia pela UFBA. Professor da rede pública do estado da Bahia

08/06/2021 • Coluna ANPOF

“Deus! ó Deus! onde estás que não respondes? Em que mundo, em qu'estrela tu t'escondes Embuçado nos céus? Há dois mil anos te mandei meu grito, Que embalde desde então corre o infinito... Onde estás, Senhor Deus?..” Castro Alves   Há milênios (…)

Estudante Brasileiro Conquista Medalha de Ouro na Olimpíada Internacional de Filosofia

07/06/2021 • Notícias ANPOF

O estudante brasileiro Luiz Felipe Morgado Horta, da Escola Britânica do Rio de Janeiro, conquistou no último final de semana uma Medalha de Ouro na Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO), que ocorre anualmente desde 1993 e conta com o apoio institucional da Federação Internacional de Sociedades de Filosofia (FISP) e (…)

Por uma democracia da catástrofe

Yan Gomes

Mestrando (PUCPR)

05/06/2021 • Coluna ANPOF

Há uma afirmação velha e, ao mesmo tempo, hodierna no imaginário brasileiro, sempre da ordem do dia – pois repetidamente aventada em bares de esquina e churrascos de amigos e familiares –, que é a seguinte: quando se trata da real política tupiniquim, existem forças inescrupulosas atuando dentr (…)

Pensar além dos muros e do medo: Segurança-pública um desafio de todos nós

Sandro Cozza Sayão

Professor de Filosofia da UFPE

31/05/2021 • Coluna ANPOF

Talvez entre todas as coisas, o medo é quem mais tem a capacidade de realizar distorções. Através dele a realidade assume tons singulares, nos fazendo tomar distancia de quem nos é desconhecido e nos armamos contra tudo que é diferente de nós. Por ele, vetamos a possibilidade do encontro fortuito e a viabi (…)

Carta aberta dos estudantes de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da UFSCar

27/05/2021 • Notas e Comunicados

Somos estudantes de pós-graduação em Filosofia da UFSCar. Viemos, através desta carta, manifestar nosso posicionamento diante dos cortes orçamentários da União para 202l, cujo impacto na Educação e na pesquisa no Brasil é flagrante. Essa atitude do governo Bolsonaro tem reacendido a ne (…)