O Encontro

A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia realizará entre 10 e 14 de outubro de 2022 seu XIX Encontro Nacional. O evento será totalmente presencial, em Goiânia/GO. As inscrições para o evento abriram em 10 de março e a submissão de trabalhos encerrou no dia 30 de maio.

A Universidade Federal de Goiás e seu Programa de Pós-graduação em Filosofia e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás serão as instituições anfitriãs do evento. Estas universidades possuem diversas instalações ao redor da Praça Universitária, onde o encontro será realizado. Palco de eventos políticos históricos, manifestações culturais e importantes encontros universitários, a Praça Universitária encontra-se bem próxima ao centro da cidade. Essa região, de fácil acesso ao evento, dispõe de estrutura hoteleira e restaurantes a preços acessíveis. Goiânia encontra-se no centro do país e é uma das capitais brasileiras com menor custo de vida, o que contribuirá para a participação do maior número de congressistas de diferentes regiões do país, principalmente em um momento de hostilidade oficial contra a área de filosofia.

Desde a realização do primeiro Encontro Nacional da Anpof, em Diamantina/MG, em 1984, os encontros da Anpof se consolidaram como os eventos mais importantes da área de filosofia no Brasil e, atualmente, estão entre os maiores do gênero no mundo. Com a contribuição inestimável dos Programas de Pós-graduação afiliados e dos Grupos de Trabalho, os Encontros Nacionais da Anpof reúnem parte expressiva da comunidade filosófica brasileira e ainda participantes internacionais na discussão e na reflexão sobre uma variedade extraordinária de temas.

Além das apresentações das pesquisas dos mais de 2000 participantes esperados, teremos ainda conferências, minicursos e mesas-redondas sobre o ensino de Filosofia, o centenário da Semana de Arte Moderna, Filosofia brasileira e pensamento autoral, além de democracia e autoritarismo e Filosofia e gênero.

ANPOF © Todos os direitos reservados