Perguntas & Respostas

Nesta seção você encontra respostas a perguntas frequentes sobre o evento.

Esta seção será alimentada periodicamente até a realização do evento. Portanto, caso tenha alguma dúvida, acesse essa página, onde você possivelmente terá a resposta. Caso não encontre resposta para sua questão aqui, escreva para secretaria@xixencontro.anpof.org.br

 

Inscrições

Quem pode inscrever trabalhos?

Mestrandas/os, doutorandas/os, mestres e doutoras/es com pesquisas na área de Filosofia. 

Sou estudante de graduação ou de outra área, posso me inscrever?

Sim! Há a opção de inscrição para ouvintes, ou seja, qualquer pessoa que queira participar do evento, mas sem a possibilidade de apresentar trabalho. Graduandas e graduados em filosofia que possuem pesquisa sobre ensino de filosofia podem se inscrever para apresentar trabalho na ANPOF-EB. Confira a chamada aqui.

Posso me inscrever para me apresentar em mais de um Grupo de Trabalho ou Sessão Temática?

Não, no momento da inscrição você deve optar por um único GT ou ST para submeter seu trabalho.

Fiz minha inscrição, submeti meu resumo, mas não realizei o pagamento. Corro o risco de perder o trabalho de submissão?

Não, você não perde a submissão caso faça o pagamento até o dia 7 de outubro de 2022. Há um cronograma de pagamento até esta data. No entanto, atente-se à alteração do valor da inscrição a partir do dia 15 de maio. Não há qualquer risco de perder processo de submissão e de avaliação, desde que o pagamento seja feito, no valor correspondente, até o dia 7 de outubro.

A Anpof emite nota fiscal para inscrições?

Não, não é possível emitirmos nota fiscal, mas é possível fazer download do recibo assim que o pagamento for realizado.Nos casos em que o programa vai pagar pelas inscrições é necessário que o PPG envie a relação dos nomes para que a Anpof emita um recibo com o valor total.

Está mantida a inscrição realizada e paga em 2020?

Sim! Está mantida a inscrição no XIX Encontro Anpof de quem pagou por ela em 2020. Para conferir o status de sua inscrição e eventualmente fazer ajuste em dados e no resumo, acesse o site das inscrições com os mesmos login e senha cadastrados em 2020. Caso você seja mestranda/o ou doutoranda/o e queira adicionar a hospedagem, há a opção para pagar o adicional correspondente.

Meu curso é novo e ainda não tem nota da avaliação da Capes. Ele pode ser considerado um programa subsidiado?

Sim! Os novos programas, que ainda não têm avaliação, são considerados programadas subsidiados para inscrições para o Encontro.

Para fazer a inscrição preciso submeter um trabalho completo ou basta um resumo? O que deve conter nesse texto?

Basta um resumo! Eles deverão ter no máximo 2500 caracteres com espaço e terão sua adequação e sua qualidade acadêmica avaliadas por coordenadoras/es de Programas de Pós-graduação em Filosofia e de Grupos de Trabalho da Anpof e eventuais comissões que constituírem.

Fiz minha submissão, não realizei o pagamento e agora aparece que minha inscrição espirou. Perdi a minha submissão?

Não! Apesar de aparecer “Status Expirado”, sua inscrição e submissão permanecerão em nosso sistema até que você ou seu programa faça o pagamento. Não há perigo de perder sua submissão, desde que o pagamento seja feito até o início do evento.

Na etapa final da inscrição o sistema pede um certificado de privacidade. O que seria isso?

Trata-se de seu comprovante de vacinação contra Covid-19, que deve ser inserido para ser validado pela Anpof. Ao validarmos, você recebe uma notificação para dar continuidade à sua inscrição. Não deixe de inseri-lo no sistema.

Fiz minha inscrição geral no Encontro Anpof. Preciso fazer uma inscrição separada para o Encontro da Educação Básica? Ou só mandar o trabalho para os Círculos de Diálogo?

A inscrição para a Anpof-Educação Básica deverá ser feita diretamente na página de inscrição.

Os valores, as condições e os prazos para inscrições de coordenadores de GT são os mesmos dos de doutores com submissão de trabalho ou há alguma condição especial?

Como em edições anteriores do Encontro Anpof, as condições para coordenações de GTs e PPGs são as mesmas que as de demais doutoras e doutores.

Realizei minha inscrição na categoria Docente da Educação Básica com apresentação de trabalho. Preciso fazer outra inscrição para a ANPOF Educação Básica?

Se a inscrição já foi realizada na categoria mencionada, não há qualquer necessidade de refazer a inscrição. O status da inscrição pode ser consultado no próprio sistema de inscrição.

Para quem se destinam as inscrições com subsídio e quais os critérios para se inscrever nesta categoria?

Esta categoria é destinada a estudantes de PPGs novos e com nota 3 na avaliação da Capes que necessitam pagar um valor menor na inscrição. A hospedagem subsidiada optativa, no entanto, está disponível para todas/os estudantes, até o limite de 300 leitos.

Meu PPG fará o pagamento da minha inscrição, mas o site do evento pede que o pagamento seja realizado dentro de um prazo estipulado. Caso o pagamento exceda este prazo, devo realizar uma nova submissão?

O referido PPG deverá entrar em contato com a organização do evento informando que fará o pagamento e como ele será realizado, para que os valores sejam mantidos.

 

GTs e STs

Como escolher em qual Grupo de Trabalho (GT) participar?

Cada GT tem um título que indica o campo temático de seu interesse. Interessados em submeter trabalhos aos GTs deverão buscar aquele que estiver mais próximo de sua proposta de apresentação de trabalho. Para mais informações sobre os GTs (componentes, descrição dos temas de interesse etc.), consulte este atalho.

Qual a diferença entre Grupos de Trabalho (GTs) e Sessões Temáticas (STs)?

Do ponto de vista da programação, não há qualquer distinção entre GTs e STs. Os GTs são os Grupos de Trabalho permanentes da Anpof, que atuam em torno de temas, períodos históricos ou obras de autores, realizando atividades nos encontros bianuais da Anpof, mas também fora deles. As Sessões Temáticas reúnem trabalhos não submetidos aos GTs ou submetidos aos GTs, com mérito reconhecido, mas que por espaço na programação ou por falta de afinidade temática são encaminhados para as sessões temáticas. Os trabalhos submetidos às sessões temáticas serão agrupados na programação por afinidade temática. Do ponto de vista acadêmico, não há qualquer distinção entre as apresentações nas STs ou nos GTs.

Posso solicitar que alguém apresente meu trabalho, caso não possa comparecer ao evento?

Não. O certificado de participação e de apresentação de trabalho será emitido somente àqueles que comparecerem ao evento e à sua mesa. No caso de coautoria, é suficiente que um/uma das/dos autoras/es compareça.

A submissão de trabalhos é restrita a professores doutores ou doutores que não lecionam podem submeter trabalhos?

Não é necessário que sejam docentes para submeter trabalhos no evento. Podem se apresentar no Encontro da Anpof pós-graduandas/os e pós-graduadas/os.

Os resumos relacionados a membros de GT devem ser enviados para o e-mail do coordenador?

Ao submeter o resumo na plataforma de inscrição a coordenação do GT terá acesso a ele, após a finalização do processamento da inscrição. Não é necessário contactar a coordenação do GT.

É possível professor do Ensino Básico se inscrever para GTs que não o ANPOF-EB?

Sim, desde que seja pós-graduanda/o ou pós-graduada/o stricto sensu (mestrado/doutorado).

Os resumos submetidos devem seguir as normas da ABNT?

A única regra é que devem ter até 2500 caracteres com espaços.

 

Hospedagem

Mestrandos e doutorandos podem pagar pela inscrição e ter direito à hospedagem?

Sim! Essa é uma novidade desta edição. Estamos oferecendo a possibilidade de inscrição incluindo hospedagem em quartos duplos, triplos ou quádruplos para pós-graduandas e pós-graduandos pelo valor adicional de R$ 200,00 nas inscrições. Isso dá direito a quatro diárias com café da manhã, nos hotéis mais próximos ao local do encontro, cobrindo todo o evento. Este combo será oferecido apenas às 300 primeiras inscrições homologadas. Ao fim do período de inscrições, entraremos em contato informando os procedimentos para a reserva. 

E as professoras doutoras e os professores doutores? Também seguem com direito à hospedagem, como nas outras edições?

Como nos eventos anteriores, as professoras doutoras e os professores doutores pagam um valor mais elevado de inscrição para custeio de sua hospedagem em quarto duplo e outros custos do evento. Além dos docentes, doutores em estágio pós-doutoral ou sem vínculo institucional também terão direito a hospedagem. Os que desejarem ficar sozinhos em um quarto poderão pagar a diferença cobrada pelo hotel, de acordo com a disponibilidade. Ao fim do período de inscrições, entraremos em contato informando os procedimentos para a reserva.

Sou doutor/a, moro em Goiânia ou não preciso de hospedagem. Há um valor diferenciado para inscrição de doutores sem hospedagem?

Não, como ocorreu em todos os encontros anteriores da Anpof, o valor é o mesmo para professoras doutoras e professores doutores com ou sem hospedagem, considerada uma cortesia do evento. Ademais, os professores e professoras que residem em Goiânia e arredores terão gastos menores com deslocamento, alimentação etc.

Como será feita a alocação nos hotéis e a divisão dos quartos compartilhados? Essa modalidade é válida apenas para quem é aluno(a) de pós-graduação atualmente?

As 300 vagas de hospedagem que já conseguimos a preços subsidiados são exclusivas para pós-graduandas/os (mestrandas/os e doutorandas/os) e professores da educação básica. Caso estas vagas não sejam preenchidas ou consigamos outras vagas a preços compatíveis, consideraremos abrir um período adicional de inscrição exclusivamente para complementação de hospedagem. As pessoas que adquiriram a hospedagem pelo valor adicional serão contatadas para fazerem suas reservas na ordem em que fizeram suas inscrições. Sempre que forem indicados os nomes de pessoas conhecidas para ficarem no mesmo quarto (duplo, triplo ou quádruplo), buscaremos acolher o que for indicado, de acordo com a disponibilidade de leitos.

Fiz minha inscrição na modalidade docente com apresentação de trabalho, mas ficarei hospedado com um acompanhante que não participará do evento. Qual é o procedimento para fazer o acerto da hospedagem para que a pessoa fique hospedada comigo?

Quando for contatado para fazer a reserva, informe que ficará hospedado com não participante. A diferença de valor deverá ser paga diretamente ao hotel.

Quantas diárias estão inclusas no valor da inscrição com hospedagem?

São quatro diárias/noites. Entrada meio-dia do dia 10 e saída meio-dia do dia 14.

Haverá a possibilidade de hospedagem em quarto individual durante o evento?

Apenas professoras/es doutoras/es poderão optar por ficar em um quarto individual, informando isto na ocasião em que a organização entrar em contato consultando sobre preferências de hospedagem. A diferença devida deverá ser paga diretamente ao hotel.

Podemos escolher quem será nosso acompanhante nos quartos duplos ou esta organização será aleatória? 

Quando a organização do evento entrar em contato consultando sobre preferências de hospedagem (após o final do período de avaliação de submissões), pode ser informado quem será acompanhante na acomodação. Caso a pessoa acompanhante seja doutora inscrita no evento, não há qualquer  valor adicional. No caso de quartos duplos, triplos ou quádruplos para pós-graduandas/os ou mestres, é possível escolher acompanhantes, mas as pessoas deverão necessariamente estar inscritas no evento e ter pagado a inscrição com hospedagem incluída.

É possível escolher o hotel da minha preferência?

É possível escolher livremente dentre os hotéis conveniados com o evento, de acordo com a disponibilidade de vagas.

 

Programação

Como posso lançar um livro no Encontro Anpof?

Abriremos chamadas para lançamentos de livros em junho. Acompanhe essa seção do site.

Os livros resultantes dos trabalhos do Encontro têm corpo editorial?

Sim! Ao final do Encontro, começa um novo trabalho: o corpo editorial se volta à publicação dos textos apresentados. O corpo editorial é formado pelos coordenadores de PPGs em Filosofia e GTs da Anpof. Mais informações sobre essas publicações serão compartilhadas ao final do evento. 

Há a possibilidade de sugerir a criação de sessão temática?

Nesta edição do evento não indicamos nomes de sessões temáticas. Os trabalhos serão agrupados tematicamente após o término do período do processo de avaliação das submissões. Adicionalmente, após o período de inscrições é possível enviar para a organização do evento, pelo e-mail secretaria@xixencontro.anpof.org.br, uma sugestão de programação para os textos submetidos. A organização fará o possível para acolher na programação do evento a sugestão enviada.

Como propor um minicurso?

Após o término do período de submissão de trabalhos será aberto um processo de acolhida de propostas de minicursos, que serão avaliados e selecionados pela comissão organizadora do evento. Considerando que atualmente temos 74 GTs, não há como cada GT propor um minicurso, devido à disponibilidade de espaço físico e ao equilíbrio da programação. Em todo caso, como nem todos propõem, temos a expectativa de poder acolher todas as propostas.

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