Este será o primeiro encontro Anpof a ser realizado no Centro-Oeste. Goiânia, capital de Goiás, figura entre as cidades com melhor índice de qualidade de vida do país e o município brasileiro com maior área verde por habitante (94 m²). Fundada em 1933, a jovem capital tem dezenas de parques, praças e custo de vida mais baixo, comparado a outras capitais do país.
Localizada no coração do Brasil, Goiânia se encontra numa região equidistante para os congressistas que vêm de diferentes regiões do país. O bioma da capital goiana é o Cerrado e, por isso, o nosso encontro será realizado numa época de transição climática: serão as primeiras semanas que sucedem o fim da seca, que dura seis meses na região. Por isso, o clima ainda pode ser bastante quente e seco, com possibilidade de chuvas. Recomendamos que tragam roupas leves na mala, sapatos confortáveis, um guarda-chuva, protetor solar e andem sempre com uma garrafa d’água.
O traslado local é facilitado pelas curtas distâncias entre o evento, hotéis, restaurantes e bares, que não devem ultrapassar 3-4 quilômetros. Nosso evento oferecerá transporte, mas muitos traslados podem ser feitos facilmente a pé – desde que se atentem para as condições climáticas. Goiânia conta com um aeroporto internacional com voos diretos para várias cidades e capitais do país, além de uma malha rodoviária que interliga todas as regiões do Brasil. Além disso, a curta distância de Brasília (200 quilômetros) possibilita que os congressistas também optem por chegar pela capital nacional, cujo aeroporto oferece voos internacionais e alguns trechos nacionais mais baratos. Há várias linhas diárias de ônibus que fazem o trajeto direto entre Brasília e Goiânia.
A quem deseja conhecer melhor a cidade, o evento será realizado a poucos quilômetros do centro da capital, onde vocês poderão encontrar alguns pontos turísticos e construções em art-decó, o estilo arquitetônico planejado para a cidade que pretendia deixar para trás o antigo estilo colonial e assumir um perfil moderno e sofisticado. Na praça cívica, que fica a menos de dois quilômetros do Encontro, você pode encontrar o Palácio das Esmeraldas, sede do governo, que foi projetado por Atílio Corrêa Lima, além do Museu Zoroastro Artiaga e o Coreto.
Na esquina da Avenida Goiás com a Rua 3 está localizado o Grande Hotel, inaugurado em 1937, um dos pioneiros a receber o estilo art decó em Goiânia. Na mesma rua, na esquina com a Avenida Tocantins, você encontra o Teatro Goiânia, que infelizmente estará em reformas durante o nosso encontro. Ao final da Avenida Goiás há a Estação Ferroviária, que esteve em funcionamento até os anos 1980, e hoje é Patrimônio Histórico Nacional. Ela se localiza na Praça dos Trabalhadores, palco de manifestações políticas da cidade. Para o passeio, recomendamos uma ida ao Mercado Central, na rua 3, onde você poderá encontrar iguarias, artesanatos e comidas típicas de Goiás.
Os congressistas que têm interesse em aproveitar a viagem até Goiânia e passar mais alguns dias no Cerrado, recomendamos quatro passeios, por ordem de distância: Pirenópolis, Cidade de Goiás, Brasília e Chapada dos Veadeiros. Fundada em 1727, Pirenópolis é cidade histórica, patrimônio nacional, e está a menos de 130 quilômetros de Goiânia. Destino ideal para quem pretende conhecer belas cachoeiras, passear pelo centro histórico, por ruas de calçamento de pedra e admirar arquitetura colonial. Trata-se de um dos destinos turísticos mais procurados do estado e, por isso, conta com boa rede hoteleira e gastronômica. Há ônibus direto entre Goiânia e Pirenópolis, mas recomendamos o aluguel de carro para quem deseja visitar cachoeiras.
Outra opção para quem gosta de destinos históricos é a Cidade de Goiás, tombada patrimônio histórico da humanidade. A cidade, primeira capital do Estado, conserva mais de 90% de sua arquitetura barroco-colonial original. Você deve encontrar muita história nos seus museus (como de Arte Sacra, Palácio Conde dos Arcos, das Bandeiras, Cora Coralina), além de muita arte sacra nas igrejas. A cidade, cercada pela Serra Dourada, também oferece belezas naturais, além de ser uma ótima rota para conhecer a comida regional goiana. A cidade está a 137 quilômetros de Goiânia e também há ônibus direto entre a cidade e a capital.
Goiânia também está a 400 quilômetros da Chapada dos Veadeiros, conhecida pelos deslumbrantes desfiladeiros, cachoeiras e formações de cristais de quartzo. O destino é ideal para quem busca muito descanso e contato com a natureza. Os turistas podem se hospedar em Alto Paraíso, na Vila de São Jorge ou, mais ao norte do Estado, em Cavalcante, onde há o maior quilombo brasileiro, dos Kalunga. Ainda que haja ônibus para Alto Paraíso, recomendamos o aluguel de carro para esse passeio e que seja uma escolha para quem tem, pelo menos, quatro dias de folga.